Descrição enviada pela equipe de projeto. A principal decisão de projeto foi construir o novo edifício sob o antigo jardim existente, deixando este espaço sem ocupação. O tema de nossa proposta no concurso de ideias era "Jardim de Luz". Estas duas palavras resumem as duas ideias centrais do projeto: manter e melhorar o jardim existente e, ao mesmo tempo, proporcionar espaços atrativos e bem iluminados.
A biblioteca se insere sob o jardim da Villa Floria, à sombra de suas árvores. No interior, uma paisagem em si, articulada e em constante mudança, onde cada uso e cada usuário encontra seu lugar. Um espaço personalizado e singular.
O edifício se relaciona espacialmente com a rua Sant Gervasi de Cassoles. O desnível entre o jardim e esta rua cria um acesso fluido ao novo equipamento. Por outro lado, a cobertura ajardinada permanece no mesmo nível do antigo jardim, de modo que a construção do novo equipamento representa a recuperação do jardim do centro cívico em sua dimensão máxima, onde a Villa Florida será sempre elemento central do conjunto.
O edifício é conformado através dos "pátios de luz e silêncio" e dos "pátios de livros e conhecimento". Os primeiros, cercados por vidro, iluminam e ventilam o interior da biblioteca ao passo que a separam da rua. Os segundos, prismas sólidos repletos de livros, fazem parte da estrutura portante da biblioteca.
Entre os pátios e os volumes se articulam os espaços internos de leitura e trabalho. Espaços que devem ser pequenos e que buscam transmitir uma sensação confortável de domesticidade aos usuários.
O interior é resolvido de forma simples, com poucas texturas: forros, pisos, móveis e paredes são, em geral, brancos, enquanto que as paredes que escondem as empenas estruturais de concreto são revestidas por blocos cerâmicos.
Dois volumes se sobressaem com o objetivo de relacionar a biblioteca com o jardim superior. Um deles é um espaço de apoio da biblioteca com acesso direto a partir do saguão de entrada. O segundo é uma entrada de luz zenital posicionada sobre a área infantil.
O jardim existente se estende através da cobertura da nova biblioteca até a rua Sant Gervasi de Cassoles. As árvores originais do antigo jardim foram replantadas na nova cobertura.